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Biblioteca(s):  Embrapa Agricultura Digital.
Data corrente:  17/12/2019
Data da última atualização:  07/02/2021
Tipo da produção científica:  Artigo em Periódico Indexado
Autoria:  CALVI, M. F.; MORAN, E. F.; SILVA, R. F. B. da; BATISTELLA, M.
Afiliação:  MIQUÉIAS FREITAS CALVI, UFPA, Unicamp; EMILIO F. MORAN, Michigan State University, Unicamp; RAMON FELIPE BICUDO DA SILVA, Unicamp; MATEUS BATISTELLA, CNPTIA, Unicamp.
Título:  The construction of the Belo Monte dam in the Brazilian Amazon and its consequences on regional rural labor.
Ano de publicação:  2020
Fonte/Imprenta:  Land Use Policy, v. 90, p. 1-12, Jan. 2020.
DOI:  https://doi.org/10.1016/j.landusepol.2019.104327
Idioma:  Inglês
Notas:  Article 104327.
Conteúdo:  ABSTRACT. The article analyzes the impacts of the Belo Monte dam construction on the rural labor mobility dynamics and the effects on the agropastoral activities, in the rural areas of the Altamira region, Pará state, in the Brazilian Amazon. The study is based on longitudinal data organized as a panel survey applied to fixed sample of 402 rural properties for each survey in the years of 1997/98, 2005 and 2015. The construction of Belo Monte dam produced a demographic boom in Altamira, with the urban population almost doubled during the construction period between 2011 and 2014. The increased demand for food in Altamira´s markets was expected to boost production in the local agropastoral economy. However, the supply of jobs during the dam construction to work in the dam or in the new jobs in the urban area led to an exodus of rural workers, causing a shortage of labor in rural areas and an increase in labor costs of the agricultural activities. This scenario has accelerated the trend of productive specialization of agricultural commodities (i.e., beef and cocoa) instead of strengthening the local agricultural production to supply the local markets with vegetables and staple crops. Labor shortage in rural areas was the main driver of changes in the local agricultural activities and the impacts were more evident among the households with lower purchasing power and less market integration. The study shows that the impacts of large dams on the agricultural sector tend to vary ac... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Agropastoral activities; Amazon; Atividades agropastoris; Barragens hidroelétricas; Hydroelectric dams; Impacto socioeconômico; Labor mobility; Mobilidade laboral; Socioeconomic impacts; Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Thesaurus Nal:  Amazonia.
Categoria do assunto:  --
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agricultura Digital (CNPTIA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CNPTIA20255 - 1UPCAP - DD
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Meio Ambiente.
Data corrente:  01/02/2019
Data da última atualização:  17/01/2023
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  WATANABE, M. A.; LUIZ, A. J. B.; ABREU, L. S. de.
Afiliação:  MARIA AICO WATANABE, CNPMA; ALFREDO JOSE BARRETO LUIZ, CNPMA; LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA.
Título:  Preços de hortifrutis convencionais e orgânicas em feiras livres e supermercado de Barão Geraldo, Campinas, SP, Brasil.
Ano de publicação:  2018
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 56., 2018, Campinas. Transformações recentes na agropecuária brasileira: desafios em gestão, inovação, sustentabilidade e inclusão social: anais. Campinas: SOBER, 2018.
Páginas:  11 p.
Idioma:  Português
Conteúdo:  Resumo: A preocupação dos consumidores com a saúde ligada ao consumo de alimentos leva à busca por frutas e hortaliças produzidas de forma orgânica. Nessa busca, os consumidores encontram obstáculos como os preços mais elevados e problemas com a disponibilidade de produtos orgânicos no mercado. Os agricultores, preocupados com riscos de intoxicação ou com a redução dos custos de produção, se mostram interessados na produção orgânica, mas devem se preocupar em oferecer produtos a preços justos, atraentes aos consumidores. As feiras livres (circuito curto) e os supermercados (circuito longo) são os fornecedores mais importantes de produtos hortifrútis. É de se esperar que a comercialização através do circuito curto atenda ao mesmo tempo o desejo de preço menor para o consumidor e lucro maior para o produtor. O objetivo desse trabalho, parte de uma investigação mais completa, foi levantar a realidade dos preços desses produtos, produzidos de forma orgânica ou convencional e vendidos em feiras ou supermercados. Foram comparados os valores praticados em duas feiras livres e em um supermercado localizados no bairro de Barão Geraldo, Campinas, Estado de São Paulo, Brasil. Como principais resultados foi observado que no supermercado os preços de produtos orgânicos sempre foram superiores aos convencionais, enquanto nas feiras os preços eram mais dependentes do produto que da forma de produção. Abstract: Consumers\' concern about health related to food consumption leads to the search... Mostrar Tudo
Palavras-Chave:  Circuito curto; Short circuit; Verduras.
Thesagro:  Comercialização; Feira; Fruta; Produção orgânica; Produto Hortigranjeiro.
Thesaurus NAL:  Commercialization; Food prices; fruits; marketing; Organic production; vegetables.
Categoria do assunto:  E Economia e Indústria Agrícola
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/191905/1/2018AA49.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Meio Ambiente (CNPMA)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPMA16356 - 1UPCAA - DD
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